Com a chegada da temporada mais quente do ano, os cuidados com a saúde devem ser redobrados no verão. Calor, exposição direta ao sol, e maratona de festas, são sempre esperados e muitas vezes desejados. Entretanto, quem não se mantém alerta para cuidar da saúde, pode enfrentar problemas indesejados.
Nesse período, em que muitos entram de férias, recesso ou simplesmente aproveitam o embalo das comemorações, é comum ficar mais tranquilo e um pouco menos cauteloso em aspectos como a alimentação e a hidratação, por exemplo.
Cuidado com a alimentação é fundamental, pois durante o verão, as pessoas costumam comer fora de casa. Seja na praia ou na cidade, é preciso ficar alerta tanto com a procedência dos alimentos, quanto com as condições de conservação do local.
“Devido às altas temperaturas, os alimentos estragam mais rápido, abrindo as portas para as doenças gastrointestinais. Além disso, optar por alimentos mais leves é a escolha certa para encarar dias de calor intenso. Frutas como laranja, melancia, manga, abacaxi, tangerina, maçãs dentre outras, além de ser ricas em vitaminas e antioxidante, são frutas com alto teor em água que pode te deixar mais hidratado e ajudam a encarar o verão com mais saúde.” Explica Wisliene de Holanda Pinheiro – CRN 10365.
(Lembrando que se você tiver alguma patologia (doença) que tem restrição com alguma fruta citada acima, não fazer o consumo da mesma)
Outra dica da nutricionista tem a ver com a hidratação do corpo, com o consumo em excesso de água. “Calor e água devem estar sempre de mãos dadas.” Reforçou a nutricionista.
Um simples cálculo ajuda a regular a quantidade de água necessária para o funcionamento do corpo. Na conta são considerados 35ml de água pelo peso corporal de cada pessoa. Veja o exemplo a seguir: 72kg X 35ml = 2.520, ou seja, 2 litros e 520 ml /dia.
Outra alerta tem a ver com o consumo de bebida alcoólica, sem manter a hidratação, o hábito de beber, além de provocar uma embriaguez, garante uma forte ressaca no dia seguinte e ainda aumenta os riscos de acidentes e afogamentos.
A recomendação é, não façam ingestão de bebidas alcóolicas, mas caso ocorra, beba com moderação. A melhor forma de evitar a desidratação e ressaca, é intercalar o consumo de bebida alcoólica com água, diminuindo consideravelmente o risco de desidratação. “O ideal, claro, é beber água pura, mas se você quer algo com um pouco mais de “graça”, pode consumir água de coco, chás naturais, água saborizada ou suco de frutas.” Frisou Wisliene de Holanda Pinheiro.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Não deixe ainda de conferir outras matérias!
[gutenberg_post_blocks id=”125″]