A Polícia Federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas deflagraram, na sexta-feira, 16 de janeiro, uma operação na Terra Indígena Kayapó para combater o garimpo ilegal e a exploração ilícita do leito e das margens do Rio Branco.
Durante a ação, os agentes destruíram uma escavadeira hidráulica, motores estacionários, uma balsa, acampamentos de apoio e motocicletas utilizadas na atividade ilegal. As equipes também apreenderam aparelhos celulares, que seguem para perícia técnica.
Os investigadores identificaram indícios de propriedade dos maquinários destruídos, o que reforça as linhas de apuração. A perícia vai analisar o material apreendido para subsidiar as investigações e permitir a identificação dos responsáveis.
A operação aponta para a prática de usurpação de bens da União, crimes ambientais e associação criminosa. O material recolhido deve contribuir para o aprofundamento das investigações e para a responsabilização dos envolvidos.
Gostaria de saber outros assuntos? Conheça a plataforma https://portalparauapebas.com/, através dela você pode acessar conteúdos interessantes e informativos! Aqui você encontra notícias do Pará e região.
Fotos: PF Pará














