Imagens mostram teste de um cão robô da Vale na mina de Carajás, em Parauapebas, para reforçar a segurança e agilizar inspeções. O equipamento, modelo quadrúpede ANYmal, acessa áreas de difícil alcance, coleta dados em tempo real e substitui trabalhadores em locais de risco.
O robô percorre escadas, rampas e pisos irregulares, mapeia ambientes em 3D e inspeciona correias transportadoras, painéis elétricos e salas de controle. Também registra imagens térmicas, sons e vídeos que auxiliam na manutenção preditiva e reduzem paradas não programadas.
Com estrutura resistente, o ANYmal enfrenta lama, água e obstáculos, mantendo a operação mesmo em condições adversas. Ao operar em espaços confinados e próximos a máquinas em movimento, retira operadores de situações perigosas e mantém a produtividade.
A tecnologia já foi utilizada pela Vale em Minas Gerais e no Porto de Tubarão, no Espírito Santo, e agora passa por avaliação no maior complexo minerador de ferro do mundo.
Cite a fonte Portal Parauapebas, em caso de reprodução total ou parcial deste conteúdo. O uso de material jornalístico sem autorização ou sem a devida citação da fonte viola a Lei nº 9.610/98, que dispõe sobre os direitos autorais.