Prefeito de Tucuruí confirma cassação e admite possibilidade de nova eleição

Prefeito de Tucuruí

 

 

O prefeito de Tucuruí, Alexandre França Siqueira (MDB), usou as redes sociais para comunicar que teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No vídeo, o gestor admite que, caso não consiga reverter a decisão, uma nova eleição será convocada no município.

A cassação do mandato foi motivada por compra de votos nas eleições municipais de 2020. À época, Alexandre Siqueira e seu vice, Jairo Rejânio, distribuíram vouchers de R$ 50,00 para abastecimento de combustível em um posto específico da cidade. A distribuição beneficiou eleitores que participariam de uma carreata, configurando crime eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), com base em provas documentais e testemunhais, já havia determinado a cassação dos mandatos. O caso seguiu para o TSE, que, em decisão unânime, confirmou a sentença e autorizou a realização de eleições suplementares em Tucuruí.

A decisão do TSE torna Alexandre Siqueira e Jairo Rejânio inelegíveis e os afasta definitivamente dos cargos. O prefeito já havia sido declarado inelegível por compra de votos, mas conseguiu disputar e vencer a eleição de 2020 em meio à morosidade do processo judicial. Em 3 de abril, o Portal Parauapebas noticiou a cassação, mas aliados do prefeito divulgaram que se tratava de informação falsa.

Com a confirmação da sentença pelo TSE, caberá ao TRE-PA organizar o novo pleito para escolha dos representantes do Executivo municipal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações direto no celular

Veja mais

PUBLICIDADE

Garnizé
Giro Parauapebas

PUBLICIDADE