Na última terça feira(15), um temporal atingiu a cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, após 6h de chuva forte, foram registrados pelo menos 94 mortes (número registrado até as 20h40min desta quarta-feira, dia 16). O governo do Estado do Rio de Janeiro está mobilizando diversos órgãos, garantindo atendimento à população, desobstrução de ruas, entre outras ações.
Ao todo, 540 bombeiros, 210 policiais militares, 200 policiais civis e nove helicópteros do estado estão mobilizados no local. O Corpo de Bombeiros montou um hospital de campanha e há ainda 190 equipamentos, entre maquinário e veículos, para desobstrução de vias e retomada da rotina na cidade. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) enviou dois caminhões com medicamentos e vacinas antitetânicas.
A chuva que assolou a cidade nesta terça foi a pior registrada em Petrópolis desde 1932, quando começou a medição na cidade pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, há 372 desabrigados. Até o momento, foram resgatadas 24 vítimas com vida.
Mais de 180 moradores de áreas de risco foram acolhidos em escolas e estão recebendo apoio de profissionais da Saúde, Educação, Agentes Comunitários e Defesa Civil. Vários órgãos do estado estão recebendo doações, entre eles o RioSolidario e todos os batalhões da PM. O Detran vai oferecer atendimento especial para emissão de documentos às pessoas afetadas pela tragédia.
Desobstrução de ruas
Diversos maquinários operam para a limpeza e obstrução de vias. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obra também faz vistorias técnicas para ter um diagnóstico das áreas mais afetadas pelo temporal. A equipe da pasta já identificou três pontos que precisam de intervenções imediatas: as ruas Conde D’eu (Bairro Saldanha Marinho), Washington Luiz (Bairro Valparaíso) e 24 de Maio (Bairro Alto da Serra).
A mobilização da secretaria conta também com o auxílio das pastas das Cidades e de Ambiente. Até o momento, já estão em operação os seguintes equipamentos: 37 picapes, 39 retroescavadeiras, 20 caminhões-pipa, 5 escavadeiras hidráulicas, oito bobcats, duas vans, três muncks, três caminhões pranchas, 41 caminhões basculantes e nove vacall. Há a previsão da chegada de mais equipamentos.
Plano de Contingência
O Governo do Estado já vem atuando para prevenir inundações e, em 2021, realizou obras nos três principais rios do município. Além disso, desde novembro último, adquiriu mais de R$ 330 milhões em materiais e serviços para o Plano de Contingência para as chuvas da região.
O Plano de Contingência 2021/2022 da Defesa Civil para enfrentamento das chuvas no estado prevê investimentos de R$ 9 milhões para manutenção do Sistema de Alerta e Alarmes por Sirenes e compra de material de ajuda humanitária, entre outros.
Fonte: Governo do Rio de Janeiro.
[gutenberg_post_blocks id=”125″]